Biblioteca Virtual da América Latina

Biblioteca Virtual da América Latina

Sobre

Sobre a América Latina

Nome da região: América Latina
Localização: Conformada pela América do Sul, América Central e México (América do Norte), e banhada pelo oceano Atlântico e Pacífico
Países incluídos no portal: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Suriname, Uruguai, Venezuela
Idiomas: Português, Espanhol, Francês e línguas indígenas.
Superfície: Cerca de 21.000.000 km²
População: Aprox. 500 milhões (2006)

A América Latina está conformada por países da América do Sul, América Central e México (América do Norte). É banhada pelos Oceanos Atlântico e Pacífico e abriga importantes recursos naturais, contemplando a floresta amazônica que possui pelo menos metade de todas as espécies vivas conhecidas. O conceito “América Latina” para muitos estudiosos apresenta problemas quando se pensa na questão de identidade cultural, social e até geográfica. No entanto, esse conceito, originário no século XIX sob a influência política da França e Estados Unidos, foi se consolidando a partir do momento em que muitas nações foram estabelecendo suas independências dos países colonizadores, e ao final da segunda guerra mundial se firmou quando adotado por instituições internacionais ao se referirem ao conjunto de países dessa região. Do México à Argentina a região foi colonizada pelos países ibéricos, Portugal e Espanha, nos séculos XVI e XVII, consolidando uma cultura “latina” advinda dos países assim considerados na Europa devido às línguas românicas. A América Latina tem também profundas raízes nas culturas indígenas estabelecidas na região quando de seu descobrimento pelos europeus e, além disso, foi o principal destino de milhões de pessoas escravizadas vindas da África, e de correntes imigratórias de muitos países no final do século XIX e inicio do século XX, ampliando ainda mais a sua diversidade sócio-cultural. Os países latino-americanos vivenciaram um processo semelhante de conquista e colonização, e a grande maioria tornou-se independente na mesma época (século XIX) e lutando com problemas semelhantes até o século XX, tanto de ordem política como econômica, para estabelecer o desenvolvimento pleno de sua população. A partir dos anos de 1990, a América Latina deixou para trás décadas de dívida externa, inflação e estagnação, obtendo a recuperação da democracia e da economia, possibilitando consignar noções de direitos humanos, cidadania e integração política e econômica regional.

Fontes: Guia geográfico (www.guiageo-americas.com); Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; O conceito de América Latina : uma perspectiva francesa. Encontro Regional da ABRALIC 2007, 23 a 25 de julho de 2007.
Relação de Fontes de Informação com foco Regional
Diretório de Países
O Diretório reúne informações sobre os países da América Latina na BV@L. Contempla uma breve descrição sobre cada país destacado para integrar a biblioteca virtual, e relação de sites selecionados da rede Internet sobre Artes, Arquivos, Bibliotecas, Fundações, Governo, Instituições, Literatura, Museus, Publicações, Turismo, Universidades, entre outros, de cada país. Os registros dos sites estão indexados propiciando condições de busca na biblioteca virtual pelos países e temas específicos.

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 • 01156-001 • São Paulo/SP • Brasil
Tel: (55 11) 3823-4600 - Todos os direitos reservados - 2009